Qual é o melhor tipo de Brita para a sua construção?

O concreto é um material amplamente usado na construção moderna. Porém, a utilização da quantidade certa de cada elemento que compõe o produto ainda gera muito debate.

O concreto é um material amplamente usado na construção moderna. Porém, a utilização da quantidade certa de cada elemento que compõe o produto ainda gera muito debate.

De maneira geral, o grande segredo do bom concreto é a dosagem proporcional dos agregados para que, com isso, ele atinja a consistência adequada para cada finalidade. Nessa lista de “ingredientes”, um dos principais é a brita.

Uma das regras primordiais para produzir um concreto de qualidade é que a resistência dos materiais que serão utilizados tem relação direta com a “força” que ele terá no final da preparação. Assim, a quantidade de brita sempre será maior do que a de areia porque ela é mais resistente.

Confira uma explicação completa e bem prática sobre os tipos de britas disponíveis e aprenda qual é a mais adequada para utilizar na sua obra.

Brita 0 (Pedrisco)

Esse tipo de material tem uma espessura fina, com tamanhos que vão de 4,8 mm a 9,5 mm, de acordo com a ABNT e com o Ministério de Minas e Energia. Ela é utilizada na fabricação de vigas e vigotas, lajes pré-moldadas, blocos de concreto, tubos, jateamento em túneis e em diversos tipos de acabamento. A brita 0 também é usada em obras de infraestrutura urbana e no preparo de paralelepípedos, manilhas, chapiscos em paredes e em concretos de armação de baixas espessuras.

Brita 1

É um minério que varia de 9,5 mm a 19 mm. Esse formato de brita é muito usado na construção civil como base para colunas de sustentação, vigas e lajes em obras de grande porte, incluindo prédios, espaços residenciais, comerciais, e em pontes. Uma das características mais importantes da brita 1 é a resistência.

Brita 2

Com um tamanho médio que varia de 19 mm a 25 mm, ela é utilizada na fabricação de concreto bruto, pois ele precisa ser mais resistente, e na construção de fundações e pisos que exijam uma espessura maior.

Brita 4A

Também conhecida como bica corrida, ela é uma mistura de grãos maiores com pedriscos e pó de pedra. Assim, não há granulometria definida, pois a brita 4A pode ser produzida de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Esse tipo de minério é usado em pavimentações de vias secundárias, ruas e acessos a obras, assim como em galpões com piso de barro e aterros. A versão mais fina da brita 4A é perfeita para locais que precisam de um material mais denso no processo de fabricação. Já a mais grossa pode ser usada para fazer pontos de escoamento de água.

Brita graduada

Também chamada de BGS, ela é um produto composto por uma mistura de britas de rochas com tamanhos diferentes. Se for compactada corretamente, a brita graduada tem propriedades ideais que oferecem estabilidade e durabilidade.

Ela pode ser utilizada como base no trabalho de pavimentação ou reforço de vias, em obras de base, para melhorar as condições de rolamento de estradas e para a produção de calçadas, passeios públicos, tubulações e pisos.

Areia industrial

É um material de grãos muito finos de rocha triturada que possuem características que se aproximam da areia natural. Ela é ideal para a substituição parcial ou total na fabricação de concretos estruturais e para ser utilizada em obras e construções civis.

Como a curva granulométrica da areia industrial é constante, ela oferece consistência e qualidade. Além disso, ela adere melhor à da pasta de cimento, não contém impurezas orgânicas e materiais argilosos e ainda auxilia na preservação das margens e leitos de rios. A areia industrial é mais barata do que a natural, pois é produzida em locais mais próximos aos centros urbanos, gerando uma significativa economia no frete.

A escolha da brita correta para cada obra é decisiva na hora da construção.

Cada tipo de pedra britada possui um tamanho, e, por consequência, uma aplicação diferente. Não dar a devida atenção para este momento pode gerar sérios problemas e custar mais caro do que você imagina.

Seja uma brita voltada para vigas ou para pisos e ruas, é importante saber exatamente qual a finalidade de cada tipo e escolher o mais adequado para a sua necessidade.

Se existe alguma dúvida sobre qual tipo de brita você deve utilizar na sua construção, entre em contato com a De Amorim Mineradora! Os nossos técnicos são especializados e podem indicar a melhor opção, pois as nossas britas possuem a melhor qualidade do mercado!